Nossa História

AELML - Associação Espírita Lar Maria de Lourdes

Um espírito com aparência de freira se apresenta a médium Lucilene de Oliveira Satelis em 06 de janeiro de 1986, se identificando como Maria de Lourdes e orienta que se inicie um trabalho de distribuição de sopa e evangelização para crianças. Deu se assim o início dos trabalhos na comunidade rural Capim Branco.
Em 1991 médium se mudou para o município de Campo verde onde, no mês de maio iniciaram as atividades no Bairro Jupiara, fundado em 18 de julho de 1992, o lar Espírita Maria de Lourdes com a seguinte diretoria: Oto Souza Porto- presidente; Dirceu Belarmino Pereira- Vice-Presidente; Rosane Emilia Rossi da Costa-1°Secretária; Ester Carmela Baum-2°Secretária; Eufrásio Marques da Costa-1°Tesoureiro; Marli Mendes Neves-2°Tesoureira; Conselho Fiscal: Lucilene de Oliveira Satelis, Domingos Lopes Neves, Elza Teixeira Gonzales.
A Associação Espírita Lar Maria de Lourdes é uma organização não governamental, religiosa, sem fins lucrativos, sem distinção de cor, sexo, credo religioso ou político de caráter filantrópico, cujo objetivo principal é a transformação moral do homem do Terceiro Milênio, priorizando a criança, o adolescente e a família, dando-lhe uma formação mais humanista, fraterna e solidária.

Barraco de palha
Barraco de Palha 05

Em fevereiro de 1996, o Sr. Oto e Lucilene mudaram para a cidade de Cuiabá, passando a assumir a direção da Instituição o Sr. Dirceu Belarmino. No período da CONCAFRAS de 1995, Dirceu saiu de sua casa caminhando às margens da rodovia BR 364, de repente um ônibus para à sua frente e alguns de seus ocupantes identificaram como caravaneiros de Auto de Souza com destino a CONCAFRAS de Catalão, Goiás. O objetivo da viagem era a existência dos Encontros Fraternos Auto de Souza, com isso Dirceu sente um grande interesse com a realização dos Encontros Fraternos Auto de Souza em Campo Verde. È feito o 1° Encontro na Escola Estadual Waldemon Moraes Coelhos com 88 participantes e a palestra central foi feita com o irmão Antônio.
A chegada do 1°Encontro Fraterno Auto de Souza deu a vida a Instituição, favorecendo os estudos da Doutrina Espírita com a prática de atividades assistenciais divulgando o Evangelho do Espiritismo através de trabalho prestado a comunidade.
Em 26 de maio de 1999 teve o início do Lar das crianças. Trabalho assistencial de abrigo a crianças com atividades de orientação e apoio à família.
Em 09 e 10 de novembro de 2002 foi realizado O Encontro Fraterno Auto de Souza n°500 com a presença do Sr. Nympho de Paula Correa. O Lar da Criança Maria de Lourdes tem cinco anos de existência e já abrigou centena de crianças e adolescentes vítimas de abandono e das demais variações de violência (física, psicológica e sexual) encerrou suas atividades em 2003.

Foto antiga Lar 01
Barraco de Palha 03
Foto antiga Lar 02

Em janeiro de 2000 a Instituição funda o Educandário o Espírita Maria de Lourdes. Escola de Educação infantil e Ensino Fundamental.
Em 18 de dezembro de 2003, inicia o Programa Adolescente Aprendiz amparado pela Lei 10.097/00 que tem como objetivo integrar adolescentes carentes, contribuindo para o pleno exercício da cidadania e capacitação profissional.

Em novembro de 2006 a Instituição firma convênio com a Universidade para o Desenvolvimento do Estado do Pantanal UNIDERP utilizando à mitologia de ensino a distância EAD. Iniciando suas aulas em fevereiro de 2007.
Todas as atividades desenvolvidas na Instituição são resultados da CONCAFRAS ao longo destes anos, motivando a realizar CONCAFRAS da esperança em Campo Verde em 2011.

Missão e Visão

Missão

Prestar serviços de qualidade para a criança, o adolescente e a família em situação de vulnerabilidade social , buscando continuamente seu crescimento pessoal, espiritual, cultural, cientifico e social por intermédio da educação escolar, qualificação e capacitação profissional.

Visão

Ser referência no atendimento educacional e evangelização do ser, incentivando à prática da Lei do Amor e da caridade como caminho para a evolução do ser Humano.

Melhor opção de jovens profissionais para sua empresa